A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou na última sexta-feira (13) e também no sábado (14), na região de Ji-Paraná, intensa atividade de transporte de madeira serrada, aumentando assim a fiscalização específica para coibir atividades em desacordo com a lei.
Em dois dias de fiscalização, foram flagradas 6 ocorrências de crime ambiental, todas do tipo “transportar, adquirir, vender madeira sem licença válida, previsto no Artigo 46 da lei 9.605/1998. Os transportadores têm apresentado documentos de origem fiscal (DOF), registro legal emitido pelo Ibama para comercialização de produto florestal, em divergência com a carga transportada, caracterizando assim atividade ilícita, que imputa crime tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas (empresas).
Publicidade
A quantidade de madeira apreendida nesse curto período de tempo impressiona, visto que os 219,06 metros cúbicos são suficientes para carregar 18 caminhões (tipo 3 eixos). A fiscalização intensiva no transporte desse tipo de material em rodovias federais contribui para identificação de infratores e diminuição dos índices de desmatamento ilegal na região amazônica, desestimulando essa prática bastante nociva ao meio ambiente e também às futuras gerações.