×

Operação Sorriso retorna a Porto Velho

Seleção de pacientes na capital de Rondônia acontecerá dia 12 de fevereiro.

Seleção de pacientes na capital de Rondônia acontecerá dia 12 de fevereiro.

 

A Operação Sorriso (OS) estará pela quarta vez na capital de Rondônia para a realização de mais cirurgias de correção de lábio leporino e fenda palatina a partir do dia 12 de fevereiro. A missão humanitária deve realizar cerca de 60 cirurgias entre os dias 14 e 17 do próximo mês.

Publicidade

Durante os programas anteriores (2014, 2015 e 2016) foram realizadas mais de 2.900 consultas gratuitas e 200 procedimentos cirúrgicos. Nesses três anos, mais de 300 pessoas foram atendidas e 210, operadas.

O apoio local já fez com que a missão desse ano contabilizasse quase 60 pacientes cadastrados para a triagem, faltando semanas para o início do mutirão de cirurgias. “Estamos comemorando e muito agradecidos a todos que contribuíram com doações, viabilizando essa missão. Houve uma mobilização muito grande dos agentes de saúde e da população, adiantando o cadastro de pacientes de todo o Estado. Esse esforço é fundamental para planejarmos os atendimentos não só pela Operação Sorriso, mas também pelos profissionais locais que serão treinados para darem seguimento ao tratamento continuado”, explica Ana Stabel, diretora executiva da Operação Sorriso.

Para participar da triagem, basta comparecer à seleção no dia 12, no Hospital Santa Marcelina, levando documentos de identificação do paciente e também do responsável (caso o paciente seja menor de idade). Pacientes e mais um familiar que residam fora de Porto Velho poderão solicitar hospedagem gratuita no dia da seleção. Nesse caso, a Operação Sorriso também oferecerá transporte do local da hospedagem à instituição de saúde, além de alimentação sem custo. Após a triagem, os pacientes selecionados passarão por procedimentos com os voluntários da Operação Sorriso no Hospital Santa Marcelina, entre 14 e 17 de fevereiro.

A Associação Brasileira de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial (ABCCMF), Projeto Genoma, Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), Secretaria de Estado da Saúde/Sesau e Hospital Santa Marcelina também são parceiros da organização.

A Operação Sorriso é a maior organização médica voluntária do mundo. Reúne profissionais de 60 países para ajudar exclusivamente a pessoas nascidas com deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina. Em 35 anos de trabalho, já transformou a vida de mais de 240 mil crianças pelo mundo. No Brasil, as ações tiveram início em 1997 e já foram realizados mais de 100 mil exames e avaliações especializadas e mais de 5,2 mil cirurgias em 12 e Etados brasileiros.

Fonte Diário da Amazônia – Assessoria.

O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *