Durante coletiva na manhã desta quinta-feira (24) em Porto Velho, o secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, detalhou o plano de ação para vacinação dos rondonienses, após a liberação pelo Ministério da Saúde, que ainda não data prevista.
Publicidade
Máximo disse que após os trâmites para aprovação das vacinas, elas serão adquiridas e estocadas inicialmente em Brasília, na Rede Nacional de Frio, “e depois, serão encaminhadas aos estados”. Em Rondônia a sede da rede é em Porto Velho.
Após chegarem na Capital do Estado, as vacinas serão distribuídas para outras 5 regionais: Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena.
Cada um desses municípios será polo de distribuição. “Elas seguirão bem estocadas, bem transportadas, em caminhões com câmaras frias, na temperatura ideal que preconiza para cada vacina e aí serão transportadas para essas regionais, e das regionais, outros caminhões refrigerados transportarão para cada um dos 52 municípios e as prefeituras receberão através das secretarias municipais de saúde e executarão a vacina para cada um dos rondonienses”, informou.
Fernando Máximo explicou que após a chegada nas centrais municipais, os municípios vão começar a executar a vacina. “Quem aplica vacina é o município. Lembrando que nós temos aproximadamente 1.800.000 habitantes. Serão duas doses da vacina, ou seja, serão necessárias 3.600.000 seringas, pelo menos.
A gente tem que ter aí uns 10% a mais, que pode por acaso ter perdas. Nós temos cerca de 700 mil seringas em estoque, já estamos pedindo mais 1 milhão e aguardando que o Ministério da Saúde também mande. É importante que quando as vacinas chegarem, a gente não perca tempo”.
Fases
De acordo com o secretário, pelos dados que tem sido divulgados, a previsão do Ministério da Saúde é seguir as seguintes etapas de vacinação:
Fase 1: Prossionais de saúde, idosos acima de 75 anos e pessoas entre 60 e 75 anos que estão internados em asilos e instituições psiquiátricas.
Fase 2: Pessoas entre 60 e 74 anos que não estão internados em asilos e instituições psiquiátricas.
Fase 3: Cardiopatas, diabéticos, hipertensos, transplantados, pessoas com câncer, anemia falciforme e outras doenças.
Fase 4: Professores, funcionários de escola, profissionais de Segurança Pública, forças armadas, forças acessórias, apenados, funcionários do sistema prisional, quilombolas, moradores de rua e portadores de deficiência.
Regionais de saúde
São essas as regionais de saúde que irão estocar as vacinas. Os municípios em negrito são as sedes.
Porto Velho, Candeias, Itapuã, Guajra-Mirim e Nova Mamoré.
Rolim de Moura, Alta Floresta, Alto Alegre dos Parecis, Castanheiras, Novo Horizonte, Nova Brasilândia do Oeste, Santa Luzia do Oeste, Seringueiras, Parecis, São Miguel do Guaporé.
Ariquemes, Cujubim, Rio Crespo, Alto Paraíso, Cacaulândia, Machadinho do Oeste, Monte Negro, Campo Novo de Rondônia e Buritis.
Cacoal, Ministro Andreazza, Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia, São Felipe do Oeste e Espigão do Oeste.
Ji-Paraná, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Theobroma, Vale do Anari, Governador Jorge Teixeira, Vale do Paraíso, Urupá, Mirante da Serra, Nova união, Alvorada do Oeste, São Francisco Teixerópolis do Guaporé e Costa Marques.
Vilhena, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Cabixi, Cerejeiras, Pimenteira do Oeste e Corumbiara.
Rondoniagora