Em pleno o feriado, onde famílias estão recebendo familiares e a cidade recebe visitas de turistas, os hotéis e residências da cidade de Machadinho d’Oeste Rondônia ficam mais uma vez sem água. O fato que já se tornou costumeiro e corriqueiro no município causou revoltas de populares nas redes sociais e grupos de Whatsapp. De acordo informações colhidas pela a reportagem na tarde deste dia 11/02 um representante da Caerd teria participado de um programa de radio e anunciado que a cidade ficaria sem agua nos próximos três dias. O problema é recorrente de defeito na mesma bomba antiga que a empresa trabalha por mais de 08 anos. Além de ser antiga e apresentar defeitos corriqueiramente a Caerd não soluciona o problema comprando uma bomba reserva, o que tem causado revoltas na população de Machadinho, e por causa disso, turistas começam a ir embora.
Para executar as atividades domésticas com a água que ainda é possível ter, é preciso definir prioridades. É o que faz a Dona Helena da Penha, moradora da Avenida Marechal Deodoro que vive de alugueis na cidade. ‘“Teve dia que tivemos de irmos buscar águas na casa de vizinhos que tem poço, e outras pessoas foram tomar banho na cachoeira São José”, explicou.
Publicidade
Nas redes sociais donas de casa e comerciantes reclamam e dizem ser falta de respeito com a população essa constante paralização no abastecimento de água na cidade, por causa de bomba com defeito. ‘’Deixei as roupas sem lavar disse uma internauta em um grupo de Whatsapp. “A gente fica sem água e vai juntando louças, roupas e casa suja, disse outra internauta no mesmo grupo. Todo o mês é a mesma coisa, essa falta de respeito com a população de Machadinho disse outra dona de casa mostrando está revoltada com a situação”, e muita gente no Facebook estão chamando a atenção das autoridades e do Ministério Publico em busca de soluções para este problema.
A falta de água também prejudica a economia da cidade. Muitas famílias receberam neste feriado prolongado familiares de varias cidades de Rondônia e de outros estados para passarem o carnaval mais sossegado, mais devido à falta de água muitos já estão deixando á cidade; foi o que disse por telefone a imprensa uma senhora que á muitos anos não revia a filha, que resolveu retornar para sua casa em Ponta Porã Mato Grosso devido à falta de água na cidade. ‘’Minha família amanheceu sem água na torneira nem mesmo para escovar os dentes’’ finalizou a telespectadora do canal 12 por telefone.
De acordo com a Caerd, a bomba apresentou defeito e só pode ser consertada em Porto Velho, mais varias tentativas de contactar os técnicos foram em vão, e que novas tentativas serão realizadas na segunda ou terça-feira. A paralisação total do sistema de abastecimento em Machadinho d’Oeste teve inicio hoje nas primeiras horas do dia. Não há previsão para que ele seja normalizado. A Imprensa local tentou contato com a direção da Caerd local mais não tiveram sucesso, mais uma entrevista do Tião Carreiro anteriormente gravada com o diretor da companhia pode ser assistido neste link abaixo.
Por Maurício Filho
https://www.youtube.com/watch?v=4p5JppPZx9s