O governador o Estado de Rondônia Marcos Rocha (sem partido), falou no fim de semana que está apenas esperando a liberação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para trazer as doses, cerca de 1 milhão, da vacina Sputnik V, importadas da Rússia, até o final da segunda quinzena de abril.
Ainda conforme Marcos Rocha, durante entrevista para uma rede de televisão, o objetivo é o mesmo do início da segunda quinzena de março de 2021, vacinar os maiores de 18 anos, em todo o Estado.
Publicidade
“Nós fizemos a aquisição e estamos agora aguardando as questões da Anvisa. Ela tem que fazer a liberação dessas doses. A previsão de chegada das doses que nós adquirimos aqui pelo estado, bem como outros governadores adquiriram através de consórcio, seria agora nessa segunda quinzena de abril”, disse durante entrevista à televisão, ao vivo.
“Passamos a semana passada, eu e outros governadores, em uma reunião que durou quase 5 horas. Então nós estamos aguardando o posicionamento dela [Anvisa] pra que a gente possa então trazer essas doses, seguindo o PNI, o Plano Nacional de Imunização e então, nós imunizarmos a população do estado de Rondônia”, disse para a Rede Amazônica de TV.
Seguem informações do G1/RO
Eficácia da vacina Sputnik V
A vacina Sputnik V, desenvolvida pelo instituto russo de pesquisa Gamaleya para a Covid-19, teve eficácia de 91,6% contra a doença, segundo resultados preliminares publicados na revista científica “The Lancet”, uma das mais respeitadas do mundo. A eficácia contra casos moderados e graves da doença foi de 100%.
A vacina também funcionou em idosos: uma subanálise de 2 mil adultos com mais de 60 anos mostrou eficácia de 91,8% neste grupo. Ela também foi bem tolerada nessa faixa etária.
Vacinação em Rondônia
Apenas 7,51% da população do estado recebeu a primeira dose da vacina. Rondônia é um dos estados do Brasil que menos vacinou, desde o começo da campanha de imunização.