A Agência Nacional de Telecomunicações divulgou a relação das localidades em Rondônia que serão contempladas com a instalação de redes de transmissão de dados em fibra ótica. O objetivo é ampliar o acesso à banda larga no estado, promovendo a inclusão digital e reduzindo as desigualdades sociais e regionais no país.
A conquista é fruto de um trabalho de articulação do vice-líder do Governo do Congresso, senador Marcos Rogério, junto à Anatel. “Desde meu mandato como deputado federal venho para aumentar a qualidade e a disponibilidade de internet móvel e fixa para a população rondoniense que, infelizmente, ainda sofre com um serviço de péssima qualidade”, ressaltou o senador.
Publicidade
De acordo com a relação da Anatel, 17 distritos rondonienses serão beneficiados. Em Porto Velho, por exemplo, o serviço chega para Jaci Paraná, Extrema, Vista Alegre do Abunã, União dos Bandeirantes, Nova Califórnia, Calama e São Carlos.
A instalação da fibra ótica nessas localidades será iniciada ainda este ano e a expectativa e de que seja concluída até 2024. A banda larga terá capacidade mínima de 10 Gbps (dez gigabits por segundo).
“A medida é extremamente relevante. No cenário atual de pandemia em que estamos vivendo, os serviços de internet e a telefonia tem se mostrado ainda essenciais. Essa infraestrutura moderna que será instalada nos distritos de Rondônia será fundamental para sanar os problemas de comunicação das comunidades, contribuindo para a inclusão digital e acesso à educação”, concluiu Marcos Rogério.
Saiba quais são as regiões beneficiadas
Cacoal: Riozinho;
Candeias do Jamari: Rio Preto do Candeias
Espigão d’Oeste: Boa Vista do Pacarama
Guajará-Mirim: Surpresa
Jaru: Tarilândia
Ji-Paraná: Nova Londrina
Nova Mamoré: Nova Dimensão e Palmeiras
Ouro Preto d’Oeste: Rondominas
Rolim de Moura: Nova Estrela
Porto Velho: Jaci Paraná, Extrema, Vista Alegre do Abunã, União dos Bandeirantes, Nova Califórnia, Calama e São Carlos.