A solenidade presidida pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Ênedy Dias de Araújo foi realizada na última quinta-feira,15, no QCG – Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Porto Velho. O coronel PM Alexandre Luiz de Freitas Almeida, passou o cargo de Coordenador Regional de Policiamento I, ao tenente coronel PM Frederico Correia de Oliveira. O coronel Almeida, assumiu ao cargo de Corregedor Geral da Polícia Militar.
Ao Agradecer aos trabalhos que foram realizados na gestão do coronel PM Almeida, frente a CRP I, o Comandante Geral destacou que ele, o CRP I, reorganizou o serviço do CIOP com a chegada dos jovens do serviço administrativo voluntário. – Acompanhou e participou do planejamento e execução de mais de cem reintegrações de posse nesse período, todas realizadas com sucesso. – Apresentou a proposta de treinamento para o emprego e controle do armamento de baixa letalidade por eletrodos energizados. – Planejou e executou diversas operações integradas com apoio de órgãos externos, em especial as operações “CIRILO”, “PISTA LIMPA”, passagem da “TOCHA OLÍMPICA”, policiamentos nos carnavais, nos estádios e nas festas agropecuárias, todas com pleno êxito.
No elogio foi destacado que o coronel PM Almeida, como oficial do último posto da Corporação, não ficou trabalhando apenas no gabinete, ao contrário, esteve sempre presente nas principais atividades operacionais e administrativas das unidades subordinadas, onde destacamos inclusive suas viagens a Guajará Mirim e Nova Mamoré, além de todos os distritos, tendo papel fundamental na resolução dos conflitos e anseios das comunidades locais.
Publicidade
Como Coordenador exerceu com eficiência seu mister, essa palavra “coordenador”, lhe serviu como uma luva, pois soube como ninguém administrar toda carga de trabalho.Com seu conhecimento e dinamismo, manteve um excelente relacionamento com as autoridades civis e militares dos municípios de sua jurisdição, fato que contribuiu sobremaneira para o sucesso de tudo o que foi realizado neste período, em especial, sua estreita relação e proximidade com os integrantes do Ministério Público e Judiciário.
Leia discurso completo do coronel PM Almeida em sua despedida da CRP I
Na CRP-I, planejamos, fiscalizamos a execução da Operação visibilidade que iniciou com duas dezenas de pontos considerados de maior fluxo de veículos e pessoas, bem como de atendimento de ocorrências onde foram alocados policiais militares inicialmente da hora extra trabalhada e ao final os que para completar a carga horária de serviço semanal, deveriam fazê-lo.
Esta operação, congregou os esforços da Unidades subordinadas, bem como o auxílio da folga da administração PM. A operação teve e como tem, grande resultado no aumento da sensação de segurança.
A fiscalização da participação da Polícia como um todo, foi sempre um ponto capital para a CRP-I que cobrava dia a dia a frequência em todas as Unidades subordinadas e não subordinadas, estas por meio do Subcomando da Corporação.
Na CRP-I, de acordo com seu discurso, foi vigilante e criterioso com as diversas escalas de serviço, tais como: CIOP, superior de dia, negociador e operação visibilidade e CPOC.
Contatos
Na CRP-I, realizou diversos contatos com a magistratura, promotorias e demais autoridades de sua extensa área de abrangência, buscando a resolução tanto na Capital quanto no interior do Estado, a fim de que a Polícia Militar pudesse ser um instrumento de paz.
Demais áreas
Na extensa área de fronteira do Batalhão Pérola do Mamoré, teve participação intensa nos municípios de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Nova Dimensão, Distritos de Abunã, Extrema, Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã e demais regiões fronteiriças, tais como: Ricardo Franco, Iata, Surpresa, Deolinda e demais regiões Ribeirinhas.
Durante o tempo na Coordenadoria,o coronel Almeida se preocupou em balancear entre as Unidades os efetivos, buscando otimizar o emprego do policial militar, com algumas transferências, sempre buscando a melhor qualificação para serviço.
CIOP
Acompanhou o certame do serviço PVSA, otimizando o atendimento do CIOP – Centro Integrado de Operações Policiais e cobrando a contra partida nas Unidades operacionais do policial substituído da administração;
Na CRP-I, acompanhou e participou do planejamento nos anos de 2016 até a presente data em todas as Unidades subordinadas de quase 100 reintegrações de posse;
Na Coordenadoria realizou proposta de treinamento para emprego e controle do armamento de baixa letalidade por lançamento de eletrodos energizados, bem como conseguiu junto ao comando a distribuição para o 6º BPM na região de fronteira;
De fato
Como Coordenador, sempre buscou realizar prestação de contas para a comunidade em geral por meio da divulgação pela imprensa;
Buscou como Coordenador a realização de operações conjuntas congregando as Unidades Subordinadas e não subordinadas, bem como órgãos civis, a exemplo da operação conjunta noitada legal, a qual realizou a fiscalização em estabelecimentos de entretenimento nas cidades de Porto Velo, Candeias do Jamari e Guajará Mirim
Idealizou e nominou a operação conjunta denominada CIRILO, que significava plena autoridade, operação esta que contou com total apoio do Ministério Público do Estado. Tal operação visava coibir a entrada de adolescentes em casas noturnas com ofensa ao ECA. Bem como, combater a prostituição, lesões corporais, fornecimento de bebida alcoólicas e tráfico de drogas com crianças e adolescentes.
Enquanto CRP-I, buscou juntar diversos órgãos no combate ao crime como por exemplo delegacia especializada em crimes contra o consumidor, delegacias especializadas em fiscalização controle de hotéis e estabelecimentos de jogos e diversões, delegacias especializadas em apuração de atos infracionais, delegacia especializada em proteção à criança e aos adolescentes, Secretaria municipal de meio ambiente, secretaria municipal da fazenda geral, vigilância sanitária, conselhos tutelares etc..
Na Coordenadoria
Igualmente este Coordenador idealizou, nominou e executou a operação conjunta por nome pista limpa, que consistia no combate a poluição sonora, prostituição e usos de bebidas alcoólicas e drogas afins nas áreas da av Mamoré com Calama e ainda na chamada pista do aeroporto, tal operação contou com o apoio além das subordinadas do núcleo de operações aéreas, polícia civil, secretaria municipal de transporte e demais órgão da prefeitura.
Enquanto Coordenador, buscou realizar visitas aos policiais militares enfermos, vítimas acidentes, vitimados em ocorrências policiais e enfermidades das mais diversas. Participou do planejamento representando a polícia militar na estada da Tocha Olímpica na Capital Porto Velho.
Acompanhou planejando e fiscalizando as operações no âmbito da CRP-I, tais como: policiamento em estádios, carnavais, atividades agropecuárias e demais situações. Ministrou palestras juto aos poderes legislativos e executivos dos municípios da área da CRP-I buscando realizar a prestação de contas da Polícia Militar para com a comunidade;
Fez o planejamento e a fiscalização da 1ª operação escola para implantação do TCO- Termo Circunstanciado de Ocorrências na Capital, o que resultou no estreitamento de laços junto ao poder judiciário;
Lançou o 1º policiamento com a aplicação da Diária Especial de Reforço ao Serviço (DERSO), onde guarnições tipo A, foram instruídas sobre a realização do TCO, fazendo a maior proteção da sociedade.
Curriculum do novo CRP I
Nome: FREDERICO CORREIA DE OLIVEIRA
Posto: Tenente Coronel do QOPM
Nascido em 18 de junho de 1968
Natural de Recife – Pernambuco
Filho de GERALDO DE OLIVEIRA SANTANA e LUZINETE CORREIA DE OLIVEIRA
Casado com a Sra. LIDIANE DE SOUZA SAMPAIO CORREIA
FORMAÇÃO ACADÊMICA
Graduação: Administração de Empresas – 1992
Pós-graduação: Gestão de Segurança Pública na Sociedade Democrática – 2008
FORMAÇÃO MILITAR
. Curso de Formação de Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro/CPOR – Recife/1988
. Curso de Adaptação de Oficiais/CADOF – PMRO/1994
. Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais/CAO – PMRO/2003
. Curso Superior de Bombeiro Militar/CSBM- CBMRO/2016
PRINCIPAIS CURSOS DE EXTENSÃO
. Ações Táticas Especiais/ASSAULT – PMMG/2001;
. Operações Táticas Avançadas/OTAv – Guardia Civil de España/Barcelona – 2002;
. Atirador de Elite/SNIPER – Policia Federal Argentina/Buenos Aires – 2004;
. Arrombador Tático/BREACHER – Policia Federal Argentina/Buenos Aires – 2006;
. Gerenciamento de crise/ Policia Federal Argentina/Buenos Aires – 2008;
. Polícia Comunitária/PMRO – 2009.
PRINCIPAIS COMENDAS RECEBIDAS
. Dedicação Policial Militar 1º e 2º decênios;
. Mérito Policial Militar;
. Mérito Forte do Príncipe da Beira;
. Mérito Dom Pedro II;
. Jubileu 40 anos PMRO;
. Mérito Governador Jorge Teixeira de Oliveira;
. Mérito Batalhão Rondon;
. Mérito de Trânsito.
PRINCIPAIS FUNÇÕES EXERCIDAS NA PMRO
. Comandante da Companhia de Operações Especiais/COE – 2002 a 2004;
. Subcomandante do 5º Batalhão da Polícia Militar/2009 a 2010;
. Subchefe da Casa Militar do Estado de Rondônia/ 2011;
. Diretor do Complexo de Correição/ 2013 a 2015;
. Comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar/2015;
. Corregedor Geral Adjunto.
Fonte e Fotos: Aluno a cabo PM Simplício – Jornalista Lenilson Guedes