‘’Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta’’ disse o secretário de Meio Ambiente de Machadinho Nilton Roberto.
O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU em 22 de março de 1992 e visa à conscientização da população a respeito dessa valiosa substância. Este ano a Secretaria de Meio Ambiente municipal, organizou ações de conscientização abordando temas específicos sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida.
‘’A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural e como utilizado com cuidado é uma das principais metas do Dia da Água’’ disse Nilton Roberto na manhã deste dia 22 de Março. Para ele a água limpa e potável é um direito humano garantido por lei e este ano assim como nos próximos, a prefeitura municipal de Machadinho, irá promover ações que venham conscientizar a população no uso adequado da água.
Publicidade
Já o prefeito de Machadinho Leomar Patrício tem mostrado preocupação constante com o tratamento da água na cidade assim como ter buscado meios de garantir por meios de ações do executivo, mais qualidade no fornecimento e tratamento da água potável pela a empresa prestadora desse serviço em Machadinho. ‘’Nossa vida, nosso bem-estar e principalmente nossa saúde, depende da água que consumimos o que bebemos principalmente; define nosso bem-estar ou mal-estar diário’’, salientou.
Mesmo o planeta Terra sendo constituído aproximadamente 70% de água, apenas 0,7% de toda a água do mundo é potável, ou seja, adequada para o consumo humano. A ONU lançou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que apresenta entre as principais normas:
- A água faz parte do patrimônio do planeta;
- A água é a seiva do nosso planeta;
- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
- O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
- A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
- A utilização da água implica respeito à lei;
- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
Nilton Roberto ressaltou que a água é fonte de vida para todos os seres humanos e que vai está desenvolvendo ao longo de sua jornada frente à secretaria de Meio Ambiente, diversas ações já determinadas pelo prefeito Leomar, que possibilitará maior conservação e preservação da água no município de Machadinho d’Oeste.
Por Mauríção do POVO.