O evento reuniu aproximadamente (Quatrocentas) pessoas entre eles jovens rurais que tem o sonho de adquirir uma terra através do CPNF.
O encontro teve como palestrante Marcio Viana, secretário de Políticas Agrária da FETAGRO, que na oportunidade abordou temas como a importância da capacitação dos jovens para recebimento do credito fundiário, parcelamento e documentações exigidas pelo setor de crédito e as medidas que serão tomadas, entre outros questionamentos do público.
Para o presidente do Sindicato Rural de Machadinho, é de suma importância à permanência dos jovens no setor rural, e para que isso ocorra é preciso que políticas públicas e de créditos rurais estejam disponíveis e ao alcance desses jovens.
Em entrevista Valdecir Furtado falou ainda da importância deste credito fundiário para os jovens agricultores de Machadinho d’Oeste. ‘’Ficamos bastante agradecidos e honrados com a presença de todos os agricultores e agricultoras que aqui poderão tirar todas as suas duvidas referentes ao credito fundiário’’, salientou o presidente.
Publicidade
Wallas Santos morador da TB 16 em Machadinho, disse à reportagem que a sua permanência no campo vai depender desse credito fundiário, porque de acordo ele, muitos de seus amigos já migraram para as cidades e não tem mais desejo de retornar para a roça, uma vez que seus planos mudam e seus interesses pelo campo também. ‘’Muitos jovens como eu estão indo morar na cidade, por falta de recursos e de oportunidades, por isso meu pai me trouxe para esse evento com a finalidade de me deixar ciente dos meios de adquirir esses créditos’’ disse.
Já para o jovem José Alceu, da linha TB 15 esses créditos fundiários tem significado extremamente importante na vida dos jovens rurais, uma vez que a sua permanência no campo depende da terra e do recurso para cultiva-la. ‘’ Não temos condições de comprar um sitio, e por isso vamos para as cidades em busca de melhoras e não conseguimos mais retornar ao campo; e seu eu pegar esse credito fundiário irei investir em gado de leite assim como meus pais’’ confirmou Alceu.
O evento reuniu aproximadamente (Quatrocentas) pessoas entre eles muitos desses jovens rurais que tem um ‘’sonho em comum’’, de adquirir uma terra através do CPNF, no entanto todos precisam está dentro do perfil exigido pelo programa, caso não estejam; será impossível ter acesso ao credito rural.
O evento contou com a presença do vereador Clemente Alves Batista (PT), do secretário da agricultura municipal Flavio Barbosa de Castro, secretário de Meio Ambiente Nilton Roberto, representantes do governo e do Prefeito de Machadinho, Leomar Patrício além da presidente do STTR Nádia Eulália da SEPOG.
O prefeito Leomar Patrício em seu discurso aos produtores e trabalhadores rurais, deixou claro que não concorda com medidas extremas tomadas por comandantes de órgão como da SEDAM, que venham prejudicar os trabalhadores rurais do Município sobre a terra, e avisou que vai defender o seu povo com força e coragem.
No encerramento do evento, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Valdecir Furtado, elogiou mais uma vez aos produtores e agricultores donos de terras, que deixaram suas residências para assistirem o treinamento e agradeceu também a os mais de 200 jovens rurais que compareceram ao evento com suas famílias. Valdecir deu entrevista a Rede TV aonde agradeceu a toda a sua equipe do Sindicato e alteridades presentes no evento.
Por: Maurício Filho