Da Assessoria
As escolas da rede pública municipal de Pimenta Bueno participam da Campanha Nacional de Hanseníase, Verminose e Tracoma. A ação está sendo realizada pelas Secretarias Municipal de Saúde e Educação durante todo o mês de Junho, a mesma é voltada para o atendimento de crianças, na faixa etária de 5 aos 14 anos.
Publicidade
ALERTA PARA O TRACOMA:
O tracoma é uma doença oftálmica, que afeta a conjuntiva, córnea dos olhos e pálpebras, levando a uma inflamação crônica. A etiologia é bacteriana, uma variedade da Chlamydia trachomatis, uma bactéria gram-negativa, intracelular obrigatória e que leva a uma hipertrofia dos folículos, hipertrofia papilar e formação de um pano, que resulta na formação de uma cicatriz e até em cegueira.
A campanha tem como objetivo proteger as crianças contra a hanseníase, verminose e tracoma. Durante a realização da mesma os alunos são medicados contra vermes e examinados. “Esta é uma campanha preventiva, que tem o objetivo de garantir o diagnóstico precoce em caso de suspeita de hanseníase e evitar casos de verminose com a medicação em dose única, protegendo os mesmos. Há ainda ações educativas”, explicou a coordenadora municipal da atenção básica Gracielen Milomes.
De acordo com o secretário de Saúde, Rafael de Paula, a campanha está sendo desenvolvida em todas as escolas da rede municipal com estudantes na faixa etária determinada pelo Ministério da Saúde. “Os pais dos alunos autorizam a realização desses procedimentos”, explicou o titular da pasta, informando que todas as escolas instaladas no município foram atendidas.
A prefeita Juliana Roque (PSDB) destaca a importância da integração entre atividades de saúde e educação. “É fundamental envolver a escola em campanhas de saúde porque, com o envolvimento da escola, é possível atingir um público ainda maior, que muitas vezes não tem acesso a certos procedimentos ou não sabe que tem direito a eles. A presença das equipes de Saúde da Família nas escolas fortalece essas ações”, afirmou a prefeita.