O Instituto IHPEC/Haverroth acaba de divulgar uma pesquisa de intenção de votos que aponta os candidatos mais bem colocados para diferentes cargos em Rondônia no pleito deste ano. A sondagem foi feita entre os dias 25 e 30 de junho, nos 52 municípios do Estado. Foram ouvidos 4.720 eleitores e a margem de erro é de 2,5%.
Diretor do instituto, o cientista político Dejanir Haverroth explicou que os dados foram coletados antes de um frentão que reúne mais de 10 partidos políticos fechar aliança e anunciar apoio ao ex-senador Expedito Júnior (PSDB) na disputa pelo Governo do Estado.
Publicidade
Sem o tucano na briga pelo Palácio Rio Madeira, o senador Acir Gurgacz (PDT) lidera a corrida, com 22,8%, seguido pela advogada Jaqueline Cassol (PP), com 18,4%, e o deputado Maurão de Carvalho (MDB) chegando a 16,5%. Jaqueline, no entanto, já avisou que não entrará na briga pelo governo, mantendo sua candidatura a deputada federal.
SENADO
Mesmo com Expedito Júnior na disputa, as duas cadeiras de Rondônia na “Câmara Alta” do Congresso ficam com o senador Valdir Raupp e o ex-governador Confúcio Moura, ambos do MDB. Neste caso, enquanto o tucano soma 15,1% (na média do primeiro e do segundo votos), Confúcio vai a 16,5% e Raupp bate em 18,4%.
DEPUTADOS
Os nomes submetidos aos eleitores foram apresentados em lista a parte, com base nos mais cotados pelos partidos em cada região. Para deputado federal, estão sendo divulgados os 20 nomes mais citados e, para estadual, os 50 que melhor apareceram na sondagem.
TUDO PODE MUDAR
As disputas pelo Governo e o Senado devem sofrer alterações, que aparecerão numa nova pesquisa que está sendo feita por Haverroth. Isso porque Expedito deve confirmar sua candidatura a governador e o deputado federal Marcos Rogério, do DEM, será lançado como postulante ao Senado pelo “grupão”. O ex-deputado Carlos Magno (PP), também deve estar na briga pelo mesmo cargo, com o apoio de Cassol.
Clique aqui e acesse a lista completa da pesquisa.
Fonte: Folha do Sul