Nelson Salim Salles
Pimenta Bueno é um município que todos sabem que fica numa ilha, cercada por dois rios com porte considerável. O terreno é argiloso, propício a confecção de cerâmicos e ainda bastante arenoso, o que transforma o lugar numa panela de pressão.
Publicidade
Outro fator bastante relevante, é que o acumulo de água no solo é terrivelmente alto. A areia filtra e a argila bloqueia a passagem da água que cai das chuvas que se forma por causa da umidade do ar que é alta e pior, o acumulo incomoda muita gente, atrapalha o comercio local, também suja pessoas e ainda, tira toda a beleza da cidade dos viadutos, do polo têxtil, da nova rodoviária, da Av. Cunha Bueno que é histórica, do bairro dos Pioneiros que marcou gerações e por aí vai… o povo quer saber: por que ninguém nunca conseguiu resolver o problema de inundação de parte da cidade e de acumulo de água nas vias?
A resposta é muito simples: falta de planejamento.
Essa falta de planejamento tem levado comerciantes que ficam no cruzamento da rua 9 de julho com a marginal da BR 364, ouvirem reclamações constantes por causa do acúmulo de água.
Não é diferente próximo ao ponto de chapas que fica bem próximo da AV. Alcinda Ribeiro, bastante movimentada que liga à outra parte bem movimentada da cidade. Ali o acumulo de água tem atrapalhado, sujado pessoas e ainda deixado todos indignados.
Partindo dali é fácil registrar ruas do centro, próximo da Praça Municipal, como é o exemplo da rua Rolim de Moura, com muita água, atrapalhando ciclistas, molhando motoqueiros e prejudicando todos os transeuntes.
Chegando a Praça Municipal, pode-se perceber que se há sistema de drenagem, este não suportou a quantidade de água que escorre pelo estacionamento todas a vezes que chove. O pior é que isto acaba enfeando a paisagem e espantando alguns dos visitantes.
Entrando na Praça, parece que vemos o cuidado tão inexpressivo que a população que muito cobra, mas pouco contribui oferece. Lixo jogado ou deixado sobre mesas que deveriam estar limpas, atitude esta que deveria partir do cidadão. A sujeira e imundícia, é registrada com facilidade.
Noutro lado da Pracinha, há ainda próximo de um ponto de mototaxi, muita água acumulada, provocando mal cheiro e desconforto aos que buscam o local para passar o tempo, bater um papo, etc…
A Rua 21 de abril na esquina da Av. Riachuelo, também não recebeu ainda a atenção devida, pois, continua acumulando água e pior, continua provocando transtorno aos transeuntes. Há ainda muitos registros que não foram citados aqui. Os bairros Vila Nova, Nova Pimenta e Jardim das Oliveiras, vêm sofrendo com a falta de infraestrutura, de acordo com moradores da localidade.
Quem governar Pimenta Bueno a partir de 2019, terá muito o que investir em infraestrura.