Neste sábado (17), no inicio da noite uma chuva forte deixou alguns trecho da cidade alagada, na Rua Pará esquina com a João Batista o volume da água foi tanto que os motoristas não quiseram arrisca.
A chuva durou em torno de 30 minutos, mais o suficiente para fazer alguns motorista desistir de atravessar com seu automóveis os trechos alagados.
Publicidade
DANOS INSTANTÂNEOS
Após atravessar uma enchente, existem algumas avarias que podem acontecer imediatamente e desaparecer depois de algum tempo. Mesmo por um curto espaço de tempo, deve-se tomar bastante cuidado pois elas podem causar acidentes mais sérios.
FREIOS
Durante a enchente pode ocorrer encharcamento das pastilhas e lonas de freio, afetando a capacidade de frenagem, por isso o motorista deve ter alguns cuidados até que o sistema de frenagem volte ao normal.
É recomendado transitar em velocidades baixas e pisar no freio, sem frear totalmente, em uma distância de 40 a 50 metros. Essa atitude esquentará o disco e as lonas e também limpará as impurezas que acumulam neles. Depois de seguir essas instruções os freios devem voltar a funcionar normalmente.
EMBREAGEM
Em alguns carros pode entrar água na embreagem, se isso ocorrer a embreagem perderá a aderência por um tempo e começará a patinar. Isso será normalizado quando o sistema estiver seco.
CORREIA
Outro problema comum é a perda de aderência da correia poly-v. Essa correia mantém em funcionamento alguns acessórios do veículo, como alternador, direção hidráulica, ar-condicionado e bomba de água.
O motorista pode perceber mau funcionamento na direção hidráulica e no motor, mas esse problema também se normalizará sozinho após alguns minutos.
SISTEMA ELÉTRICO
É preciso também dar atenção especial ao sistema elétrico do veículo, pois a água pode causar curto circuito e queimar a parte elétrica. Normalmente, esse sistema apresenta uma boa vedação, mas conferir nunca é demais. Se atente para o mau funcionamento dos componentes, como lâmpadas e buzina.
OUTROS INDÍCIOS
Existem ainda alguns outros indicadores de que a água pode ter entrado no sistema, como barulhos incomuns, e que poderão apresentar danos ao veículo mesmo depois de muito tempo. Portanto, é recomendada a verificação dos seguintes itens:
ÓLEO DO MOTOR
Verifique a consistência do óleo do motor, se estiver com aspecto que lembra uma maionese, é um forte indicativo de que entrou água no motor.
CORREIAS
Confira se as correias apresentam um ruído incomum, aparência de ressecamento ou risco de rompimento.
FILTRO DE AR
Quando o filtro de ar apresenta folhas e barro, pode ser que a água tenha entrado no sistema. Deve-se retirar e enxugar o filtro e depois, provavelmente, fazer a troca da peça.
ACÚMULO DE ÁGUA
A água acumulada pode levar à corrosão de algumas partes do veículo, assim é importante verificar se há acúmulo em cantos e contornos da carroceria.
No trecho da Rua Pará com a João Batista, o volume foi maior devido ser um trecho baixo e já próximo de um pequeno igarapé.
Da Redação PortalP1