Depois de mais de cinco horas de chuva intensa em Cacoal (RO), a 480 quilômetros de Porto Velho, a Defesa Civil local passou a monitorar o aumento dos níveis de água nos rios que cortam a cidade.
De acordo com o representante do órgão, Pedro Buralli, Cacoal ainda não está em estado de alerta, mas os rios serão monitorados ao longo da manhã, para acompanhar o comportamento das águas.
Publicidade
Durante a noite o Corpo de Bombeiros atendeu um chamado em decorrência da chuva. Onde um morador do bairro Novo Horizonte teve a casa alagada. Para ajudar na vazão das águas, os bombeiros quebraram o muro da residência e logo a água escoou.
De acordo com o representante da Defesa Civil, a preocupação não é com a chuva que cai na cidade e sim nas cabeceiras das pontes.
“Por enquanto, apesar de alto, o nível do rio não está nos preocupando, precisamos monitorar a partir de agora, para sabermos o quanto a água aumentará de hora em hora”, explicou Buralli.
O vendedor Nenicio Teixeira de Araújo, de 82 anos, mantêm a casa onde mora e a quitanda de frutas e verduras bem ao lado do rio Pirarara. Ele mora no local há 30 dias e se diz tranquilo quanto ao nível do rio, que aumentou de forma considerável desde às 17h, horário aproximado que a chuva começou.
“Eu vou continuar trabalhando normalmente. Não acredito que essa água vá aumentar, minha casa também está bem acima do chão, mas contra a natureza não tem o que fazer. Se o nível do rio aumentar eu saio correndo”, diz o idoso.
G1/RO