PM e Polícia Militar Ambiental vão ajudar na fiscalização do local, segundo secretaria
Desativado há menos de um mês, o antigo lixão de Cacoal (RO) continua recebendo dejetos jogados por moradores. Parte do material está sendo despejado às margens de uma rodovia que fica ao lado do antigo lixão. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), a Polícia Militar (PM), irá ajudar o órgão na fiscalização. O lixão funcionou na região por mais de 30 anos.
O fechamento definitivo do lixão aconteceu por determinação da Justiça, através de uma ação civil pública impetrada pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO).
Publicidade
“Através de um termo de cooperação pública e privada entre a prefeitura e a empresa que administra o aterro sanitário da cidade, o lixo depositado no antigo lixão foi retirado pela empresa e depositado no próprio aterro”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Leandro Chagas.
Desde que as atividades foram encerradas, em 2011, o local foi destinado para o depósito de galhos, restos de madeira e de construções, porém, vários produtos eram jogados no espaço.
Com o fechamento definitivo uma nova área foi destinada para o depósito desse material. No entanto, algumas pessoas continuam jogando lixo no antigo local e parte do material está sendo despejado às margens da RO-383 que fica ao lado do antigo lixão.
“Fizemos uma barreira de terra para impedir a entrada no interior do lixão. Porém, depois da barreira, passaram a jogar o lixo as margens da rodovia. A população é complicada”, lamenta o secretário.
De acordo com Chagas, para tentar conter os despejo de lixo no local, a Polícia Militar e a Polícia Militar Ambiental irão ajudar a Secretaria de Meio Ambiente na fiscalização.
“Além do apoio da polícia, iremos reforçar nossa fiscalização. Também vamos montar um outdoor com informações sobre a proibição de depositado de lixo no local, e quem for pego jogando material poderá ser preso por crime ambiental”, explica.
Fonte: Rogério Aderbal, G1 Cacoal e Zona Mata