Manifestação ocorreu nesta segunda-feira (15) na Estrada do Belmont, na área Norte da capital. Bloqueio barrou apenas caminhões e carretas.
m grupo de manifestantes, que reivindica a diminuição dos preços do gás e da gasolina nos postos de Porto Velho, bloqueou nesta segunda-feira (15) a Estrada do Belmont, no Bairro Nacional, Zona Norte da cidade. A via dá acesso a distribuidoras de combustíveis e é uma das principais saídas para o transporte de alimentos e grãos que chegam por balsas, pelo Rio Madeira.
O bloqueio começou no início da manhã e durou todo o dia. No período da tarde, por orientação da Polícia Militar (PM), para evitar um embate entre caminhoneiros e manifestantes, a estrada foi liberada por uma hora, entre 16h e 17h.
Publicidade
“O objetivo foi desafogar um pouco para evitar o fechamento total da via”, explicou o trabalhador autônomo Rainti Gomes, que convocou a paralisação por meio das redes sociais.
O manifesto foi apoiado pela associação de moradores do Bairro Nacional, que forneceu abrigo contra chuva e convocou a população para ir às ruas.
“Vamos permanecer aqui até que alguma autoridade política compareça e firme compromisso em, pelo menos, negociar os preços da gasolina”, salientou o presidente da associação, Francisco Apodi. Segundo ele, o preço do litro da gasolina não deveria ser superior a R$ 3,00.
“Se fosse uma manifestação nacional, com fechamento de grandes centros de distribuição acho que surtiria efeito, mas do jeito que acontece aqui só dá prejuízo ao caminhoneiro”, avaliou o motorista Valdinei da Silva.
Com destino a Cuiabá (MT), Valdinei afirmou que passou o dia todo parado numa região que, segundo ele, é tida como violenta. “Além de ficarmos a mercê de bandidos, estamos sem banho e local para alimentação”,reclamou.
Com carga para Rondonópolis (MT), o caminhoneiro Luiz Antônio Carlos também reclamou do tempo que ficou retido. “Essa manifestação é inútil, só nos traz transtorno”, disse. Apesar dos manifestos contrário à paralisação, não houve confronto entre moradores e motoristas.
g1