Rubi Costa, secretário de saúde em Presidente Médici (RO), distante 400 km de Porto Velho – capital – foi intubado neste sábado (13), após complicações no seu quadro de saúde, por causa do coronavírus.
A prefeitura já havia emitido ‘Nota de Esclarecimento’ na sexta-feira (12), a fim de informar a situação enfrentada pelo secretário de saúde que até então, após ter sido internado no hospital municipal, onde recebeu os primeiros atendimentos, foi transferido para o Hospital Cândido Rondon (HCR), em Ji-Paraná (RO), onde passou por ventilação não invasiva.
Publicidade
A infecção teria se agravado e com pulmões comprometidos, a equipe médica optou por intubar o secretário. Não há mais informações, neste momento sobre o estado de saúde de Rubi Costa.
Sobre Rubi Costa
Sargento Rubi, como é mais conhecido, tem biografia invejável como servidor público, pelos relevantes serviços prestados ao Estado de Rondônia como policial militar, especialmente atuando no combate ao crime organizado, tráfico de drogas e milicianos, que na década dos anos 1990, atuaram com muita força em quase todos os municípios de Rondônia.
Rubi Costa foi vereador em Presidente Médici e desde que assumiu a Semusa, conseguiu executar os projetos do prefeito e amigo Edilson Alencar, além de colocar em pratica muitos dos seus próprios projetos.
Diligente, enérgico, aguerrido, célere, Rubi é também vice-presidente do COSEMS-RO (Conselho das Secretarias Municipais de Saúde o Estado de Rondônia), trabalhando desde que assumiu, diuturnamente no combate as várias necessidades da saúde defasada do Estado e de 2020 para cá, desenvolveu um trabalho incessante no enfretamento da pandemia.
A família acompanha todo o tratamento. Não há mais informações sobre o estado de saúde de Rubi Costa.
Nota de Esclarecimento da Prefeitura de Presidente Médici, RO
A Prefeitura de Presidente Médici vem a Público informar a atual situação sobre o estado de saúde do Secretário de Saúde, Rubi Ferreira da Costa, que se encontra com sequelas devido a Covid-19.
Até a presente data o quadro de saúde do secretário é estável. Ele foi internado no hospital Municipal noite de terça-feira (09) e encaminhado para o HCR em Ji-Paraná com a saturação baixa e precisou realizar a ventilação não invasiva, o que seria um tipo de fisioterapia pulmonar, e alguns exames que não seriam possíveis realizar em Presidente Médici.
Os exames apontaram um aumento nos Leucócitos, as células responsáveis por defender o organismo contra infecções, doenças, alergias e resfriados, sendo parte da imunidade de cada pessoa somente após o uso de antibióticos foi possível controlar.
Ainda nesta quinta-feira (11) o secretário irá realizar mais uma sessão de VNI – Ventilação Não Invasiva. Se a sessão não obtiver a resposta esperada pelos médicos especialistas, a intubação se torna uma opção para reverter o caso.