Ouça o áudio de Cristiano Fernandes, entrevistando autoridades presentes no evento
O projeto de vídeo monitoramento da cidade de Espigão do Oeste se arrastou por alguns anos até se tornar realidade. Enfrentou dificuldades e falta de apoio, havendo resistência por parte dos vereadores, impedindo seu avanço, entendendo com o tempo a magnitude de sua importância para a sociedade e garantia de segurança aos cidadãos de bem.
A importância da Associação Comercial foi primordial para que o projeto se tornasse realidade, com apoio do então Comandante de Polícia Militar de Espigão do Oeste, Tenente Marink e também do poder judiciário, através do Juiz de direito da comarca de Espigão do Oeste, Dr. Wanderley José Cardoso.
Foram realizadas diversas reuniões tratando do assunto, onde o projeto foi ganhando força e apoio de empresários, vindo a custear sua execução.
Na manhã dessa quinta-feira, 29 de novembro, a população de Espigão do Oeste recebe, em sua total conclusão o primeiro passo do projeto. No salão de eventos do quartel da Polícia Militar de Espigão do Oeste foi inaugurado o vídeo monitoramento da cidade com a presença de várias autoridades, entre elas se fizeram presentes a presidente da ACIEO, Janete Stocco, o comandante de Polícia Militar de Espigão do Oeste, Francinei Do Vale, Comandante de Pimenta Bueno, Tenente PM João Batista, presidente da Câmara dos vereadores de Espigão do Oeste, Joadir Schultz, Prefeito de Espigão do Oeste, Nilton Caetano e o Juiz de Direito da Comarca de Espigão do Oeste, Dr. Wanderley José Cardoso.
Em sua fala, Dr. Wanderley citou que o sistema de monitoramento veio pra reforçar a segurança, auxiliando o cidadão de bem que eventualmente possa sofrer danos materiais e o indivíduo que tenha cometido a ação tenha se evadido do local, podendo ser identificado posteriormente, assim como inibir qualquer prática ou intenção de ilicitude.
Conforme o Tenente Vale, mesmo com o funcionamento parcial do monitoramento, enquanto eram feitas as instalações, o índice de prática criminosa reduziu de 20 a 30% onde já havia a câmera em funcionamento, inclusive evitando furto em uma residência onde foi flagrado pela câmera de vídeo monitoramento. Vale ainda afirmou que em outra situação houve o flagrante de distribuição de substâncias entorpecente por indivíduos na Praça Municipal, facilitando assim a identificação e abordagem dos agentes que cometiam a atividade ilícita.
O Prefeito Nilton Caetano afirmou que defende a ampliação do projeto, com instalação de câmeras próxima as escolas, que são frequentes alvos de distribuição das drogas para adolescentes, causando assim uma melhor eficiência no trabalho policial para identificação dos elementos.
O vídeo monitoramento existe em algumas cidades do estado de Rondônia, porém, a tecnologia usada em Espigão do Oeste é a mais avançada no mercado, sendo inclusive a mesma usada no monitoramento da Copa do Mundo, trazendo a facilidade de identificação facial pessoas e identificação das placas de veículos que possam estar em uso de prática criminosa e mesmo sendo objeto de furto/roubo.
A cidade de Espigão do Oeste, foi contemplada com a união do comércio em parceria do poder judiciário e executivo do município com uma ferramenta importante para a segurança pública e conforto dos munícipes.
Autor: Edson S. Ullig