Sob forte comoção, familiares e amigos acompanharam o enterro do ex-senador Moreira Mendes em Porto Velho. O sepultamento ocorreu por volta de 10h (horário local) no cemitério Jardim da Saudade nesta quinta-feira (12).
Moreira Mendes morreu na quarta-feira (11), aos 71 anos, em decorrência de um câncer abdominal agressivo, em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Ariquemes (RO). O corpo do ex-senador e ex-deputado federal foi velado, inicialmente, na Ordem dos Advogados do Brasil da cidade.
Publicidade
Durante a tarde de quarta-feira o corpo foi transladado até Porto Velho, onde passou a ser velado na OAB da capital durante a noite e seguiu até por volta de 9h desta quinta-feira.
Após o fim do velório, um cortejo foi feito até o cemitério Jardim da Saudade para levar o corpo de Moreira Mendes em um caminhão do Corpo de Bombeiros. A esposa do ex-senador, Cristina Dall’Agnol, deu o último adeus ao político junto com a família.
Em vários momentos a família se emocionou com a despedida. A família também agradeceu a manifestação de carinho de várias pessoas e depois o caixão foi baixado sob aplausos.
Repercussão
Várias autoridades lamentaram a morte do ex-senador de Rondônia. Na quarta-feira, o presidente Michel Temer (MDB) fez um post no Twitterlamentando a morte do colega político.
“Recebi com pesar a notícia do falecimento do ex-deputado federal e senador Rubens Moreira Mendes Filho, grande defensor das causas de Rondônia. Meus sentimentos à família”, disse Temer.
Por causa da morte de Moreira Mendes, o governo de Rondônia decretou luto oficial de três dias.
Quem era Moreira Mendes?
Moreira Mendes tinha 71 anos, era casado com Cristina Dall’Agnol e faria aniversário no próximo dia 19 de julho. Ele era advogado, paulista e começou a vida política em Rondônia em 1972 como militante.
Ele também foi procurador aposentado na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) e vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon).
Mendes foi secretário da administração do Governo de Rondônia entre 1989 e 1991. Em 1999 ele entrou no Senado Federal e ocupou o cargo até 2003, representando Rondônia. Ele também foi deputado federal entre 2007 e 2010. Atualmente ele morava em Ariquemes e era filiado ao Solidariedade.
O corpo de Moreira Mendes será velado na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ariquemes até 14h (hora local). Depois o corpo segue até Porto Velho, onde será velado entre 17h desta quarta-feira e 9h de quinta-feira (12), também na OAB.
Por Jonatas Boni e Toni Francis,