×

Governador de Rondônia prestigia pagamento de agricultores familiares em Machadinho

Agricultores familiares de Machadinho d’Oeste (RO) foram remunerados por serviços ambientais na quinta-feira (18/01)

Aproximadamente (200) agricultores de Machadinho muitos deles que recuperaram áreas degradadas incentivados pelo projeto Quintais Amazônicos, participaram do evento realizado pela a prefeitura municipal na manhã deste ultimo dia (18) de Janeiro no (Centro Cultural), e receberam pagamento por serviços ambientais, desenvolvidos por eles, atreves da Rio Terra.

Publicidade

Dos mais de 184 agricultores familiares contemplados em Itapuã d’Oeste Cujubim e Machadinho, cerca de 130 receberam os incentivos. Os recursos são do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), totalizando R$ 140 mil.

Em entrevista o governador Confúcio Moura disse ser esse um exemplo de pagamentos realizados a pequenos agricultores por serviços ambientais desenvolvidos de muita importância para o Estado de Rondônia. ’’Além de recuperar as nascentes, criar gado, produzir café, leite e alimentar o mundo, os agricultores estão trabalhando de forma correta, preservando o meio ambiente’’ argumentou o Governador.

Confúcio parabenizou todos os agricultores familiares de Machadinho, Itapuã e Cujubim que participam do projeto Quintais Amazônicos administrado pela Rio Terra. Confúcio ainda salientou que veio ao município para tão somente aplaudir esse projeto de iniciativa não governamental desenvolvido pelo projeto da ONG.

Presente no evento o deputado Lúcio Mosquini (PMDB) disse que a compensação ambiental é muito importante para os produtores inovadores da tecnologia de prevenção do meio ambiente. ‘’Machadinho mais uma vez está saindo na frente preservando o meio ambiente através da agricultura familiar. O agricultor do estado de Rondônia é muito importante para a economia do País, aqui temos fabrica de comida, fabrica de leite, de arroz, feijão, mandioca, soja, e tudo o mais que aterra dá, e, além disso, temos produtores conscientes, cultivando a terra da forma correta’’ disse.

O prefeito municipal Leomar Patrício (PHS) durante pronunciamento se emocionou, lembrando que essa sempre foi uma de suas lutas, aonde junto com aqueles mesmos agricultores sempre lutaram pela preservação do meio ambiente, e constantes buscas por amparo e incentivos para o agricultor familiar. ‘’Sempre que as pessoas me perguntam, qual é a sua profissão? Eu respondo. Sou agricultor. Estou muito feliz em receber aqui no município o Governador com essa parceria com a Rio Terra, e ver nossos agricultores recebendo compensação pela a preservação do meio ambiente, e isso mostra que podemos avançar preservando e incentivando a agricultura do nosso estado’’ afirmou Leomar Patrício.

Para o prefeito Pedro Fernandes de Cujubim (PDT), incentivos como estes realizados pela Rio Terra á agricultores familiares de Cujubim, faz nascer a esperança de que é possível avançar e progredir rumo á avanços ainda maiores na preservação do meio ambiente. ’’Em Cujubim, nossos agricultores familiares foram contemplados e receberam benefícios pela a preservação do meio ambiente através de um trabalho magnifico e silencioso da Rio Terra. Eu vejo esse trabalho como uma semente plantada hoje, mais que no futuro dará um retorno muito grande para o estado de Rondônia e, pode vir a ser modelo para o Brasil e o Mundo’’ declarou Pedrinho.

Alexis Bastos que trabalha desde 2009 em Itapuã do Oeste, proferiu uma palestra durante o evento em Machadinho, mostrando aos agricultores presentes os benefícios de se preservar o meio ambiente.

Alexis Bastos realizou pagamento para os agricultores familiares de Machadinho e Cujubim. A RioTerra aprovou recentemente projeto similar aos Quintais Amazônicos que beneficiará Rio Crespo, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Ji-Paraná, Presidente Médici, Novo Horizonte, Castanheiras e Rolim de Moura. Esse projeto será realizado em parceria com a Ação Ecológica Guaporé (Ecoporé) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro) conforme divulgado no site oficial.

Por Maurício Filho

 

O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio gratuito ou poste spam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *