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Impacto de 80 toneladas provocou fechamento da ponte do Riozinho

A afirmação foi do diretor de operações do DER/RO Tiago Fajardo. O impacto foi de uma arvore em ‘tora’, que rodou e atingiu um dos pilares.

Escoras instaladas em 2015, segundo informações.

Reunidos na última semana em Pimenta Bueno (RO), esteve o governador do estado Daniel Pereira (PSB), o responsável pelo DER/RO Catatau, o engenheiro André Lima, que é o superintendente da unidade local do Denit, também o superintendente Regional, Engenheiro Cláudio André Neves, que é o responsável pelo Denit em todo o estado, Emerson Vieira da Costa, que é Patrulheiro da Polícia Rodoviária Federal, o prefeito Sóstenes Silva (PP), o diretor de operações do DER/RO Thiago Fajardo, o chefe da Residência do DER/Pimenta Bueno Laércio Pedro Alcântara, empresários e representantes da sociedade civil organizada, que foram discutir parâmetros e diretrizes, que serão tomadas a partir do fechamento da ponte sobre o Riozinho, que fica em torno de dez quilômetros de Cacoal (RO).

O que foi apurado, é que o tráfego está impedido por causa da estrutura comprometida e que não suporta a quantidade de veículos pesados que passam diuturnamente pela BR-364, principal via de ligação dos estados de Rondônia e Acre, que juntos somam mais de 2 milhões de habitantes e que têm na BR-364, a única via de ligação para o restante do país.

Equipe que se reuniu com governador para discutir diretrizes para esta semana

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Em conversa com os engenheiros André Lima e Cláudio André, além do diretor de operações do DER/RO Thiago Fajardo, foi possível apurar que o que teria atingido a ponte, ou um dos seus pilares, sendo responsável por impedir o tráfego ou passagem de veículos por ela, foi o tronco de uma árvore em tora, que desceu a correnteza e alcançou um dos pilares. Segundo informações dos responsáveis, o impacto teria sido de 80 toneladas e por pouco, não teria provocado uma tragédia.

Governador Daniel Pereira, Thiago Fajardo do DER/RO, empresário Eugênio da Cairu e prefeito Sóstenes Silva

É fato que a ponte já estava com problemas na sua infraestrutura, mas depois do impacto em um dos pilares, a situação piorou bastante e até mesmo navegar o rio e passar de barco por baixo da ponte, está proibido.

A máquina que vai começar os trabalhos da ponte do Riozinho, está no Paraná, vindo para Rondônia, com previsão de chegada nesta semana.
Existem apenas duas maquinas dessas no país. A outra está no Pará.
A expectativa é que os trabalhos tenha início até o final desta semana.

Até lá, o trânsito está sendo desviado pela RO-010, passando pela RO-383, saindo próximo do Posto Soberano em Cacoal.

Uma das alternativas é a linha 32, após o posto da PRF, mas apenas para veículos leves. Quem usa essa rota, chega a Linha É, depois chega a BR-364, após o distrito do Riozinho.  

Ambas as rodovias, ainda oferecem condições de trafegabilidade, mas não com a segurança necessária para um volume de veículos que estão passando pelo local.

Faróis acesos e velocidade de no máximo 60 km por hora, é a recomendação.

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