Conforme divulgação do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Rondônia registrou nesta terça-feira (2), 46 mortes pela Covid-19, chegando ao total de 2.916 óbitos desde o começo da pandemia. São quase 3 mil vidas perdidas por causa da doença.
Ainda conforme o boletim diário das Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), foram 1.675 infectados no Estado, em apenas 24 horas, o que fez com que as autoridades tivessem de tomar medidas duras contra a circulação do vírus.
Publicidade
O governador Marcos Rocha (sem partido), foi para as redes sociais e divulgou novo decreto em que impõe uma série de restrições, especialmente a circulação de pessoas, por isso, apenas atividades essenciais continuarão funcionando, com limitações, inclusive na quantidade de pessoas dentro dos estabelecimentos e nos finais de semana.
Agora, os comércios essenciais terão de fechar as portas as 21h, de segunda a sexta, podendo abrir a partir das 06h. Nos finais de semana, só farmácias, serviços de saúde, funerárias, postos de combustível (exceto conveniência) e indústrias podem funcionar aos domingos.
As medidas duras se fazem necessárias devido ao aumento de casos positivados e a ocupação de todos 322 leitos de UTIs no Estado, a fila de espera que já acumula102 pacientes. Conforme informações, a situação é ainda mais crítica na capital Porto Velho, onde todos sete hospitais estão com UTIs lotadas.
O decreto também proíbe as aulas nas escolas da rede privada em todo o Estado. O comunicado já foi divulgado e enviado para todos os 52 municípios.